Nova licença de minis e RPG de Star Wars!

 A espera acabou, pessoal: hoje a Fantasy Flight Games anunciou que obteve a licença para publicar “RPGs, minis e card games” ambientados no universo de Star Wars!

Anteriormente esta licença estava na mão da Wizards of the Coast, que publicou o excelente SW Saga e o não menos excelente jogo de miniaturas que deixa a esposa do meu prezado Rafael enlouquecida! Depois de muitos anos e suplementos publicados, a Hasbro, proprietária da Wizards, não manifestou interesse em renovar a licença. Rolou um boato que a Hasbro considerava a licença cara demais (o que é verdade) para o retorno que eles estavam conseguindo. Tenho cá minhas dúvidas se a Hasbro tinha expectativas realistas de lucro, mesmo a franquia de SW sendo o que é. Sei que as minis vendiam que nem água no deserto mas, enfim…

Os dois primeiros produtos anunciados pela FFG são X-Wing, um jogo de miniaturas que simula combates espaciais entre caças Imperiais e Asas-X da Aliança Rebelde; e um um Card Game, ambos programados para o ano que vem. Resta saber se um RPG está na fila.

  • admin

    Pra você ver como o Saga é ótimo! O sistema é tão bom que os donos da nova licença ainda não estão certos de fazer um novo RPG por enquanto 🙂

  • Dbohr

    A FFG é muito elogiada na gringa por jogos como "Rogue Trader", então tenho certeza que eles fariam um trabalho decente num possível RPG de SW. Parafraseando os amigos do <<88 Milhas por Hora>>, seria interessante ver um enfoque diferente no novo jogo — mais cinemático e menos tático, talvez.

    Mas quem viver, verá!

    • DM Rafael

      O Saga tem a pegada tática por ser d20 mas as regras são todas voltadas para uma ação mais cinematográfica. Até por isso é um dos d20 que mais facilmente dispensa o uso de miniaturas.

      O que é uma pena, porque ela são iradas 😀

      • "O que é uma pena, porque ela são iradas :D"

        Olha o vicio ^^. Plastic crack na veia..

        Os produtos parecem bem interessantes, eles também produziram o boardgame de Battlestar Galatica.

        • DM Rafael

          Todo mundo elogia esse boardgame do Galactica. Infelizmente não consegui testar na rpgcon. Mas se tiver a mesma qualidade, será fenomenal!

          Quanto ao Plastic Crack… tá foda! Sem pilha, tô com uns cinco boosters e duas caixas da Troll and Toad que ainda sem tirei do plástico e separei pelos grupo. Tô comprando mais do que consigo organizar!

  • Opa…ótimas notícias, meu unico medo é em relação ao preco, a Fantasy Flight as vezes da uma exagerada no preço e não envia diretamente para o Brasil, mas temos a Troll and Toad (espero) para cobrir esta deficiência. Espero que os produtos sejam compatíveis com a linha anterior, pelo menos no tamanho e que as miniaturas sejam pintadas e não apareçam com uma cor só, como vemos no Descent, que tem ótimas miniaturas, mas de uma cor só! E dá-lhe Plastic Crack!

    • admin

      E eu achando que ia dar uma freada no plastic crack…

  • Aê! Eu não ligaria em ter q pintar minis se elas forem mais baratas…

    Não sei se, como mestre ou jogador, teria necessidade de um novo sistema de SW… Joguei menos do SAGA do que gostaria e ele ainda deve render um bom caldo durante alguns anos, nas minhas mesas.

    • DM Rafael

      Rende sim. Acho que até por isso o pessoal não se sentiu inclinado a começar um novo RPG agora. Diferente do D&D, a licença do Star Wars sempre foi muito bem planejada dentro da Wizards, mais até por mérito do designer responsável do que por qualquer outro motivo.

      Mesmo com suas falhas, o sistema ainda se sustenta bem e há muito material bom para servir para anos e anos de jogos. Mas seu principal defeito é justamente não ser mais disponível no mercado, e apenas por isso que torço para a chegada de um novo (e ótimo) sistema.

  • Pingback: Para bem ou para mal, pressinto um distúrbio na Força « 88 Milhas por Hora()

  • Pingback: É o seu destino | Terceira Terra()