Laboratório de alquimia: gungans, mon calas e quarrens

Embalado pela estreia da 4º temporada do Clone Wars, adaptamos os Gungans, os Mon Calamari e os Quarren nesta terceira parte da série “Laboratório de Alquimia“, onde apresentamos as raças do Star Wars Saga numa pegada da quarta edição do Dungeons & Dragons, onde adotamos como padrão apenas bônus positivos nos atributos e equilibramos as habilidades especiais.

O interessante desta vez é que temos a oportunidade de corrigir as raças, pois tivemos mudanças no cânon. Especialmente com os gungans que agora são anfíbios e não apenas grandes sapos com capacidade de segurar a respiração.

Gungans Ilustração: Adam Hughes!
Essa raça sofre muito preconceito até hoje especialmente por causa do seu principal representante e favorito da criançada: Jar Jar Binks. Mas diferente do que seu ícone apresenta, os gungans são uma raça de guerreiros valorosos, donos de uma grande tradição cultural e tecnológica. Sem as grandes penalidades de inteligência e carisma, os gungans ficaram muito mais atraentes, mesmo para o fã antigo mais xiita.

Ability Modifier: +2 Dexterity, +2 Constitution.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, swim 4 squares, como no livro.
Expert Swimmer: como no livro.
Breathe Underwater: como criaturas anfíbias, gungans não podem se afogar na água.
Lightning Reflex: como no livro.
Low-light Vision: como no livro.
Weapon Famiality: gugans com o feat Weapon Proficiency (simple weapon) são proficientes com armas gungans como o Atlal, o Cesta e o Electropole.

Mon Calamari Ilustração: Negas
Velhos conhecidos da Rebelião, os Mon Calamari são uma raça muito tradicional em Star Wars. Agora nesta versão eles possuem vantagens não apenas como pensadores e políticos, mas também como guerreiros e militares.

Ability Modifier: +2 Intelligence, +2 Charisma.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, swim 4 squares, como no livro.
Expert Swimmer: como no livro.
Breathe Underwater: como no livro.
Low-light Vision: como no livro.
Condition Bonus feat: como no livro.
Shoal Strategy: Mon Calamari são grandes estrategistas, capazes de analisar rapidamente uma situação e pensar numa solução. Eles podem repetir testes de Knowledge (Tatics), mas devem aceitar o segundo resultado, mesmo que menor.

Quarren Ilustração: Negas
Coabitantes do planeta Dac juntamente com os Mon Calamari, os Quarrens são um povo isolacionista e conservador. Nesta adaptação, não apenas adicionamos as atualizações da raça como também mudamos características para melhor se adequar a uma raça que vive nas profundezas do oceano.

Ability Modifier: +2 Constitution, +2 Intelligence.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, swim 4 squares, como no livro.
Expert Swimmer: como no livro.
Breathe Underwater: como no livro.
Darkvision: substitui o antigo Lowlight Vision.
Conditional bonus feat: como no livro.
Cloud Defense: Quarrens podem lançar uma nuvem de tinta como forma de defesa, criando uma nuvem de 2×2 squares com total concealment. Aqueles que estiverem dentro da nuvem não podem ver quem está fora e vice-versa. A nuvem se espalha por 1 square em todas as direções por round, durando 3 rounds para se dissipar. Se lançada embaixo d´água, a núvem pode ser lançada como um cone de 6 squares.

Diferentemente das adaptações anteriores, esta versão as três raças tem várias habilidades, mas em grande parte é devido ao fato que as três são anfíbias e apresentam as mesma vantagens básicas quando em seu habitat natural. Essa não deixa de ser uma boa vantagem, mas num universo como o de Star Wars onde a tecnologia é capaz de resolver qualquer problema mundano, essas vantagens não desequilibram frente a outros personagens equipados adequadamente.

Fiquei tentado a diminuir um pouco as vantagens dos Gungans, mas quem viu o episódio “Shadow Warrior” de Clone Wars sabe que eles fazem jus ao bônus.

Então comente o que achou desta adaptação e aproveite para ver as parte 1 e a parte 2, assim como a adaptação do Karkarodons caso ainda não tenha visto.

Até a próxima!

COLABORAÇÃO: DIEGO BESSA