Laboratório de alquimia: ithorianos, kel dors e sullustanos

Olá pessoas! Bem-vindos a mais um artigo da série “Laboratório de Alquimia”, onde reapresentamos as raças do Star Wars Saga Edition num estilo próximo ao utilizado na quarta edição de Dungeon & Dragons. Desta vez apresentamos o Ithoriano (o famoso Hammerhead), o Kel Dor e o Sullustano, equilibrando o nível das habilidades especiais e tornando padrão apenas bônus positivos nos atributos.

E mais uma vez temos a chance de atualizar uma raça conforme apresentada no cartoon The Clone Wars, onde descobrimos que os Kel Dors possuem resistência limitada ao vácuo. É interessante lembrar que os Ithorianos já tiveram uma revisão semelhante graças ao Clone Wars de Genndy Tartakovsky, que mostrou do que as poderosas gargantas ithorianas são capazes.

Confira abaixo nossas adaptações e considerações!

Ithorianos
Pacíficos, gentis, habilidosos e diplomático. Muito pode ser dito desse povo e pouco foi necessário alterar. A série Clone Wars mostrou que eles podem ser mais ágeis do que foram apresentados no Saga e em suas versões d20 anteriores. Mais do que nunca, eles são ótimos como diplomatas e incríveis como jedi.

Ability Modifier: +2 Wisdom, +2 Charisma.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Iron Will: como no livro.
Bellow: como no livro.
Survival Instict: como no livro.
Conditional bonus feat: como no livro.

Kel Dors Ilustração: Negas
Altruistas e com um grande senso de justiça, a alteração da habilidade Keen Force Sense tem como objeto destacar a capacidade dos Kel Dors de julgar e tomar decisões ponderadas. Além disso, acrescentamos a resistência ao vácuo demonstrada. Sem a penalidade de constitution, os Kel Dor se tornam atraentes não apenas para builds de nobres e jedi, mas para qualquer tipo de combatente ou aventureiro.

Ability Modifier: +2 Dexterity, +2 Wisdom.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Keen Force Sense: Kel Dors podem decidir repetir testes de Use the Force ao usar Search your Feeling ou Sense Force, mas devem aceitar o segundo resultado. Mesmo os não sensitivos à Força podem testar Search your Feeling não treinado (mas não Sense Force ou qualquer outro uso básico de Use the Force).
Lowlight Vision: como no livro.
Vaccum Resistence: Kel Dors são naturalmente resistentes ao vácuo. Eles são capazes de resistir por 25 vezes o valor de sua Constitution em rounds antes de serem afetados. E mesmo então, eles recebem +10 de bônus em Fortitude para resistir aos efeitos do vácuo. Se estiverem sem sua máscara, eles sufocarão seguindo as regras normais.
Special Equipment: como no livro.

Sullustanos Ilustração: Negas
Excelentes como pilotos, mecânicos e navegadores, seus bônus atuais apenas reforçam suas características principais.

Ability Modifier: +2 Dexterity, +2 Intelligence.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Darkvision: como no livro.
Expert Climbers: como no livro.
Heightened Senses: Sullustanos podem decidir repetir um teste de Perception, mas deve aceitar o segundo resultado ainda que menor. Além disso, eles sempre podem usar 10 (Take 10) em teste de Survival para Know Directions.

A primeira vista, podemos pensar que é a máscara que protege os Kel Dors do vácuo, mas na verdade há muitos outros perigos que causam a morte antes mesmo do sufocamento, e são esses que o povo de Dorin é resistente. Por isso incluí a limitação do uso da máscara. Mas como dificilmente teremos nossos amigos sem seu nebulizador, não creio que isso será um problema.

Quanto aos Sullastanos, pensamos em colocar alguma habilidade que auxiliasse ainda mais na astronavegação. O problema é que começaríamos a entrar no mesmo nicho dos Duros. Optei por manter o fluff e colocar apenas o bônus extra em inteligência, que já seria o bastante para configurar as vantagens extras.

Então, o que achou dessas alterações? Se ainda não viu, confira a parte 1, parte 2 e parte 3.

Até a próxima!

COLABORAÇÃO: DIEGO BESSA

  • Eduardo Derbli

    Gostei bastante do Kel Dor.

    • DM Rafael

      Nunca liguei muito para os Kel Dor, mas o Plo Koon me fez olhar com mais atenção para a raça e hoje os considero uma das mais legais do Saga para jogar de Jedi.

      Ainda assim, prefiro jogar com a minha Jaden Korr twi´lek no Jedi Academy 🙂