Laboratório de alquimia: rodianos, trandoshanos e wookiees

Olá pessoal! Estamos perto de encerrar nossa série “Laboratório de Alquimia” onde apresentamos uma nova proposta das raças do corebook do Star Wars Saga, equilibrando as diversas habilidades das várias raças e padronizando a quantidade de bônus de atributos.

Neste novo artigo, apresentamos as raças mais caçadoras (ou caçadas) da galáxia: os Rodianos, os Trandoshanos e os Wookiees. E apesar das três raças serem bem interessantes, elas também eram das mais desbalanceadas e com mais altos e baixos. As alterações dos Rodianos foram bem simples, mas foi preciso um pouco mais de desapego para as novas versões dos vizinhos do sistema Kashyyyk.

Confira abaixo!

Rodianos
Popularmente conhecidos por produzirem criminosos e caçadores de recompensas, esta é uma fama muitas vezes indevida a muitos de seus representantes. Muitos rodianos são pessoas simples. Sua grande percepção é igualmente eficaz para políticos astutos, artistas talentosos ou caçadores vorazes.

Ability Modifier: +2 Dexterity, +2 Constitution.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Heightened Awareness: como no livro.
Low-light vision: como no livro.
Conditional feat: como no livro.

Thandoshanos
Fortes e belicosos, os trandoshanos são perigosos e respeitados em toda galáxia. Apesar de famosos pela brutalidade, muitos são capazes de grandes atos de misericórdia e compaixão. Quando em perigo, eles são capazes de produzir um grito rapidamente identificável.

Ability Modifier: +2 Strength, +2 Constitution.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Darkvision: como no livro.
Limb Regeneration: como no livro.
Natural Armor: como no livro.
Natural instinct: Trandoshanos podem decidir repetir um teste de Survival, mas devem aceitar o segundo resultado ainda que menor. Além disso, eles podem substituir Perception por Survival sempre que tentarem identificar a origem de um grito gutural de perigo de um outro trandoshano, que pode ser emitido como uma Move Action.

Wookiees Ilustração: Negas
Um povo de fortes tradições e honra, os wookiees são conhecidos tanto pela sua força física quanto pelo seu carácter e temperamento explosivo. Podem ser amigos fiéis e inimigos tenebrosos. E o mais importante a se saber sobre eles: sempre deixe o wookiee vencer!

Ability Modifier: +2 Strength, +2 Intelligence.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Extraordinary Recuperation: como no livro.
Short-temper: wookiees são famosos por serem arrancadores de braços, fama esta perfeitamente justificável. Uma vez por encontro, eles podem entrar num estado de fúria, onde ganham +2 rage bonus no ataques e danos melee, mas não podem usar perícias que requiram concentração, como Mechanics, Stealth ou Use the Force. Esse estado de fúria dura 5 rounds. Além disso, wookiees sempre podem repetir um teste de Persuasion para intimidar, mas devem aceitar o segundo resultado ainda que menor.
Weapon Familiarity: wookiees tem uma grande afinidade com suas armas culturas, podendo usar o Bowcaster com o feat Weapon Proficiency (Rifles) e a Ryyk Blade com o feat Weapon Proficiency (advanced melee weapons).
Climbing claws: wookiees sempre podem dar Take 10 em testes de climbing. Um wookiee que use suas guarras para combate estará desonrado e será taxado de madclaw, um pária entre seu povo.

Confesso que fiquei tentado a colocar uma penalidade de iniciativa nos rodianos just for fun, mas preferi deixar passar a piada com o pobre Greedo. Entretanto, tive um pouco de dificuldade para decidir as modificações do thandoshano e do wookiee.

Me pareceu bem lógico colocar o bônus de constituição para equilibrar o par dos atributos do nosso lagartão. No entando, o thandoshano conta com vantagens como Toughness e o bônus em Reflex de sua pele escamosa. E sem a penalidade de destreza, essa última vantagem se torna muito maior. Assim, optei por retirar o feat bônus Thoughness (que já está compensando com o bônus de constituição) e completei colocando uma afinidade com Survival, refletindo os sentidos de faro e instintos de caça, além da pequena vantagem cosmética do grito apresentado na terceira temporada de Clone Wars.

Já os wookiess, percebi que teria problemas para destacar sua força e ainda manter o equilíbrio dos atributos. Resolvi simplesmente retirar todas as penalidades e o bônus da constituiçãoResolvi deixar a Força em +2 e adicionar um bônus em inteligência para reforçar a facilidade de aprendizado deles, assim como sua afinidade com máquinas. Agora os wookiees continuam se destacando entre os fortes mas sem comprometer o equilíbrio. Quantos as habilidades, não fiz nenhuma mudança, apenas Para compensar a perda da força, reduzi as desvantagens do Rage e tornei mais frequente. E para completar, reorganizei os nomes deixando mais claro e adicionando a Ryyk Blade, apresentada no Force Unleashed.

Na próxima edição, finalizarei a série com as últimas raças do corebook. Mas até lá, aproveite para criticar as minhas sugestões de mudanças. Até a próxima!

COLABORAÇÃO: DIEGO BESSA

  • zoed11

    Rafael, existe algum Trandoshano que apareça em filmes ou séries que não seja mau? Tenho um jogador que quer fazer um, to com medo que este miserável vá para o lado negro bem antes do meio da campanha, e que o ato de compaixão dele seja acabar de matar um Helpless!
    Abraço

    • DM Rafael

      Então… tem o Bossk que não é realmente mau. Ele é só um caçador tentando ganhar a vida numa galáxia feia. Mas tem o Kras´dohk, que foi um mestre jedi.

      Mas ainda que todos os trandoshanos da galáxia fossem paladinos da lei e da ordem, isso não ia mudar a atitude de um jogador sacana. É questão de atitude.

      Disto isso, já fiz um NPC jedi artesão muito legal pra minha campanha de Clone Wars e um médico Gorn num jogo de Star Trek do Dbohr. Tá certo que os Gorns são de outra franquia, mas é parecido o bastante 🙂

  • Diego Bessa

    Se você for analisar eles naõ são maus. A cultura deles, voltada ao caçador, guerreiro e o fato de serem escravizadores que faz com que eles tenham essa fama ruim, mas não se esqueça, Trandosha fazia parte da Republica ou seja, Jedi dessa raça existem. Também naõ esqueça, que mesmo que estes não virem Jedi, se tornam membros das Sub-divisões da Ordem Jedi, sendo uteis em alguma coisa. Com isso, é facil imaginar um Trandoshan que foi criado longe da sua sociedade violenta e ser uma pessoa de bom carater.