Especial Holoween: Darth Kenobi

E se eu lhe dissesse que a República está agora sob o controle de um Lorde Negro dos Sith? Centenas de senadores estão sob a influência de um Lord Sith chamado Darth Sidius.
Conde Dooku, em revelação a Obi Wan Kenobi

Imagine uma linha alternativa onde o Conde Dooku deixou a Ordem Jedi para se aliar a Darth Sidius, mas secretamente pretendendo derrotar o último dos Sith, conquistando assim poder e influência para si e salvando a galáxia da dominação das ambições de um único tirano.

Mas não seria tão simples derrotar os Sith em seu próprio território. Darth Tiranus tentou trazer para si aliados que ajudassem em sua missão, mas um a um eles foram derrotados os descartados antes que pudessem ser de real utilidade. Tirannus precisaria da ajuda de um mestre Jedi, de alguém que tivesse recebido uma educação não ortodoxa, alguém capaz de compreender as nuances da situação da real da galáxia e dos sacrifícios necessários para que os Sith fossem derrotados. Ele precisava de Obi Wan Kenobi…

O mal necessário

A proposta acima introduz uma ideia de cenário Infinities, onde temos uma nova versão da história que já conhecemos mas que em algum ponto uma coisa mudou e seguiu por uma linha totalmente diferente. Neste caso, vemos um cenário não muito difícil de imagina, onde o Conde Dooku teria conseguido fazer Obi Wan Kenobi acreditar em suas palavras e que a única forma de finalmente derrotar os Sith e limpar a galáxia de toda sua sujeira que a corrompia, seria tornando a decisão difícil que ele mesmo tomou anos antes e ver que certas coisas são impossíveis para um Jedi.

Neste universo alternativo talvez a República tenha vencido a guerra ou talvez tenha-se chegado a um impasse com milhares de mundos tornando-se independentes. Mas em algum ponto, Tiranus perceberia que seria a hora de se livrar de seu aprendiz antes que se tornasse uma ameaça. Darth Kenobi obrigado a fugir e se manter no exílio, sobreviveria em planetas distantes e inóspitos, até chegar o momento certo de buscar sua vingança. Talvez usando os filhos da ex-senadora de Naboo ou ainda com algum outro jovem herói…

Usando Darth Kenobi


Apesar da proposta de cenário Infinitie, você pode usar o build abaixo em qualquer cenário ou época como um Sith recluso. Ele pode a princípio ser o mestre para o aspirante a jedi durante a Era da Rebelião ou do Legado, ou ainda o Sith dissidente que poderá auxiliar o grupo durante a Antiga República, nas grandes guerras contra os Sith.

O mais importante é que apesar de corrompido, ele não precisa ser necessariamente um vilão, mas atuando como força neutra entre facções planejando vingança contra aqueles que lhe traíram, mesmo que tenha que usar outros da mesma forma que foi usado. Mas caso o confronto seja inevitável, será um oponente formidável!

Darth Kenobi CL 18
Old Age Human Jedi 7/ Jedi Knight 5/ Jedi Master 2/ Sith Apprentice 1/ Sith Lord 3
Force 12; Destiny 3; Dark Side 16
Init +16; Senses Perception +17
Languages: Basic, Shyriiwook


Defenses Ref 33 (flat-footed 32), Fort 35, Will 34; Block, Deflect, Soresu (use the Force 28)
Hit Points 169; Threshold 32
Immune fear effects
Speed 6 squares


Melee Unarmed +19 (1d4+10)
Melee Lightsaber +22 (2d8+13) or
Melee Lightsaber +17 /+ 17 (2d8+13) with Double Attack
Ranged by weapon +20

Base Atk +19; Grp +20


Special Actions: Adept Negotiator, Combat Reflexes, Redirect Shot, Serenity, Temptation

Force Powers Known (Use the Force +28): Farseeing, Force Grip, Force Lightning (2), Force slam (2), Mind Trick, Move Object, Negate Energy, Rebuke (2), Surge

Force Techniques: Force Point Recovery, Extended Move Object (18 squares)

Force Secrets Distant Power, Multitarget Power, Quicken Power


Abilities: Str 12, Dex 14, Con 12, Int 15, Wis 16, Cha 18

Talents: Block, Deflect, Redirect Shot, Adept Negotiator, Weapon Specialization (lightsabers), Armored Defense, Severing Strike, Soresu, Force Deception, Dark Healing, Improved Dark Healing

Feats: Weapon Proficiency (lightsabers, simple weapons), Force Sensitivity, Weapon Finesse, Force Training (3), Skill Focus (Use the Force), Weapon Focus (lightsabers), Combat Reflexes, Double Attack (lightsabers), Armor Proficiency (light)

Skills: Acrobatics +16, Endurance +15, Force Deception +28, Initiative +16, Perception +17, Use the Force +28*

Possessions: lightsaber (self-built), dark relics, wampa fur armor, dark robes, krayt dragon leather utility belt with exotic herbs (treat as medpac), electrobinoculars

*Bônus de destino completo: Education (Anakin Skywalker): +5 Destiny bonus in Use the Force

  • Romani

    Poxa, ficou muito bacana esse Darth Kenobi, curti mesmo. A idéia do "E Se" (Infinitie) foi tida pelo Holocast ou ela é uma discussão recorrente entre os fãs de SW? Se a idéia foi do Holocast, meus parabéns, pois comecei a pensar nos inúmeros desfexos para SW caso Obi Wan se tornar-se mesmo um Sith. Primeiramente, acredito que Anakin poderia ter sido tomado mesmo como Padawan, mas treinado para se tornar uma arma mortal, encorajando seu temperamento impulsivo e incentivando o uso do Dark Side, já que a ira é uma característica do personagem, ste seria um trunfo que Kenobi poderia ter. Anakin acabaria se tornando algo próximo ao Darth Maul.

    Provavelmente Yoda e os demais mestres poderiam pressentir uma ameaça surgindo no horizonte, antecipando os eventos do Dark Times. Anakin já adulto e treinado como aprendiz Sith poderia até se envolver com Padmé, mas poderia se mostrar tempestuoso demais, e uma rejeição poderia resultarna morte da Senadora, então nem Léia e nem Luke iriam nascer. Com a notícia da morte de Padmé, o Senado iria ser engolfado por um manto sombrio, o medo estaria em cada esquina, e qualquer lugar. Imagino que tudo isso poderia acontecer entre o Episódio I e II. Provavelmente Darth Sidious teria muito mais dificuldade para operar o seu plano, sempre rebatendo as ações de Darth Kenobi, que iria aos poucos minar as estratégias do futuro Imperador. Darth Sidious treinaria Darth Maul em segredo, mas poderia mandá-lo para missões em alguns momentos longe de seu mestre, nesta realidade Sidious poderia cometer erros essenciais, já que estaria dividido entre o controle da galáxia e também no expurgo dos Jedis, este seria o momento que Darth Kenobi e Darth Vader poderia se levantar contra Sidious, com ou sem a ajuda de Darth Maul. Podemos imaginar que aqui com serteza seria uma segunda Sith War. Veriamos Darth Kenobi x Darth Sidious e Darth Vader x Dath Maul.

    Com certeza, seria um SW bem mais sombrio não? hehehehe

    • DM Rafael

      Olá Romani, que bom que curtiu!

      Mas não o Star Wars Infinities não é invenção nossa. Esse é na verdade o título de uma série de HQs que saiu pela Dark Horse mas que hoje em dia serve para qualquer história que não segue o cânon estabelecido. O crossover de Star Wars com o jogo Soul Calibur é um exemplo.

      Sinta-se à vontade para criar e sugerir ideias Infinitas de cenários alternativos. Afinal, creio que todo jogo seja um, em maior ou menor grau.

  • Diego Bessa

    Tá maneiro o Build, tirando alguns detalhes que eu não usaria, mas continua fiel a proposta do personagem. Embora eu bata na mesa, dizendo que o o Obi-Wan tem 9 niveis de Jedi por causa do medo de Qai-Gon, realmente por todos os personagens no nivel 20, o mesmo perde seus "Charme" hehehe.

    • DM Rafael

      Eu também não usaria num build que nasceu no 18º, mas a proposta foi pegar o Obi-Wan da Clone Wars e transformar num Sith. Ainda assim, acho que tem espaço para um retraining.

      O interessante do build atual é que ele é bem defensivo, então caso comece um combate, ele terá chance de usar seu Adept Negotiator ou o próprio Temptation, se for o caso.

  • Romani

    Poxa, que show não conhecia o Infinitie, vou procurar informações sobre esse universo.

    • DM Rafael

      Tá onde entendi, são vários universos diferentes. Cada HQ, ou cada história é uma linha temporal diferente. Acho que vou dar uma procurada na Amazon, acho que deve valer a pena.

  • DocBrownBR

    Sensacional! Essa linha temporal alternativa merece um suplemento inteiro, seria uma forma excelente de manter os jogadores sempre com a expectativa alta.
    Já pensou em começar a desenvolver algo assim, DM Rafael?

    • DM Rafael

      Você se refere ao blog? Na verdade não. Escrever aventuras ou suplementos é muito trabalhoso (muito!), e acho que o principal é dar os ganchos de ideia que ai cada Mestre adapta no seu jogo como achar melhor.

      Mas você me deu uma boa ideia de pauta para o Holocast: sugestões de cenários Infinities.

  • Pingback: Holocast 34: Era da Rebelião 2 | Holoblog()

  • Pingback: Era da Rebelião 2 | Terceira Terra()