Especial Holoween: Trick or Trek


Um costume tradicional do Halloween é o “Trick or Treat”, ou em bom português: “gostosuras ou travessuras”. Resolvi que não daria para passar esse Especial Holoween sem uma pequena brincadeira, com uma adaptação especial de Star Trek num “Trick or Trek”.

Quem acompanha o Holocast desde o início talvez se lembre que não é a primeira vez que fazemos isso. No 1º de Abril de 2010 soltamos o Holodeck, o podcast de Star Trek que substituiria o Holocast. Obviamente tudo não passou de uma piada, mas como muitos curtem as duas franquias, tivemos uma boa recepção.

Sendo assim, trago para vocês os Vulcanos e os Klingons de Star Trek para a edição Saga! Quem sabe não acaba virando uma coluna fixa? 😉


Klingons
Agressivos e brutais, Klingons falam o que vem a sua mente diretamente e dificilmente fogem de confrontos. Apesar de violentos, possuem um código de honra pessoal muito forte.
Ability Modifiers: +2 Strength, +2 Constitution.
Medium Size: klingons não recebem bônus ou penalidades pelo seu tamanho.
Speed: 6 squares.
Ferocity: uma vez por encontro, klingons podem entrar num estado de fúria, onde ganham +2 rage bonus no ataques e danos melee, mas não podem usar perícias que requiram concentração, como Mechanics, Stealth ou Use the Force. Esse estado de fúria dura 5 rounds.
High-Pain Threshold: klingons ganham Improved Damage Threshold como feat bônus.
Warfare Tradition: todos os klingons são treinados com suas armas culturais, podendo usar como se fossem Simple Weapons.
Automatic Languages: klingon.


Han Spock? WTF!

Vulcanos
Vulcanos suprimem suas emoções em favor da lógica estrita. Por evitarem constantemente demonstrar suas emoções, tem dificuldades com outros espécies mais emotivas.
Ability Modifiers: +2 Strength, +2 Intelligence.
Medium Size: vulcanos não recebem bônus ou penalidades pelo seu tamanho.
Speed: 6 squares.
Heightned Awareness: vulcanos podem repetir testes de Perception, mas devem utilizar o novo resultado ainda que menor.
Rapid Healing: vulcanos recuperam Hit Points no dobro da velocidade normal (veja Natural Healing, página 148).
Mind-Meld: esta antiga técnica permite o compartilhamento de memórias. Com uma Full-round Action, vulcanos podem realizar um ataque modificado pelo seu bônus de Intelligence contra a Will do alvo. Sucesso concede uma resposta, ou parte de uma informação secreta. A cada 5 pontos que exceda a Will do alvo, uma nova resposta ou uma informação mais profunda é alcançada. O Mind-Meld só pode ser feito contra a vontade do alvo se este estiver helpless. Neste caso, o vulcano e o alvo sofrem -1 passo na condition track a cada ataque. O Mind-meld pode ser mantido round a round, mas só pode ser tentando uma vez por pessoa a cada 24h.
Automatic Languages: Basic e Vulcan.


Para fazer esses versões, me baseei principalmente nas adaptações do RPG de Star Trek no sistema Coda publicado pela editora Decipher em 2002. Por questões de equilíbrio, preferi deixar a característica de redundância de órgãos dos klingons e sua resistência a dor num bônus só.

Quanto ao famoso Nerve-Pinch dos vulcanos, me pareceu ser mais uma manobra de combate que pode ser aprendida do que uma característica da espécie. Então fica pra um feat ou talent específico. Mas se ainda assim quiser incluir, considere usar a Pinça Vulcana como um uso livre por encontro do Force Power Force Stun em alcance de melee, substituindo o skill Use The Force por Knowledge (life science).

Estero que tenham curtido as versões. E que a Vida longa e Próspera esteja com você!

  • Curti as conversões. Antes de comprar o Star Trek RPG da Decypher, considerei seriamente usar o Saga para fazer jogos de Jornada nas Estrelas. A mecânica de classes e Talent Trees é a melhor que já vi em qualquer RPG.

    • DM Rafael

      A sabe o que é engraçado? Esses vulcanos ficaram com os atributos e uma habilidade especial igual a dos nossos wookiees. Bizarro, não? 🙂

  • Depois de muito tempo eu crio vergonha na cara e venho comentar aqui. No RPG da LUG (que é bem melhor que o da Decipher) tanto o Nerve Pinch quanto o Mind Meld são perícias psíquicas, qualquer personagem com poderes psíquicos (que tivessem pelo menos 1 ponto no atributo PSI), como os Betazoids, podia aprender e os Vulcanos já começavam com pontos nessa perícia. Numa adaptação para o Saga eles podiam ser usos da perícia "Use The Force / Psionics".