Laboratório de alquimia: clawdites e togruta

Hoje damos início a nova fase da série Laboratória de alquimia, onde começamos revisando as raças do core book do Star Wars Saga e agora damos seguimento adaptando algumas das mais queridas espécies dos filmes e do Universo Expandido.E para começar, resolvi trazer duas raças que tiveram sua estréia no Episódio 2, os Clawdite e os Togruta. Decidi apresentar os Togruta porque a raça ficou bem querida devido ao sucesso entre os fãs de personagens como a Mestre Jedi Shaak Ti e jovem padawan Ahsoka Tano (que é praticamente uma unanimidade entre as meninas).

Jás os Clawdites, devo confessar que se deve a preferência pessoal e bem mais antiga. Se você curte animação japonesa ou tem por volta de 30 anos, é bem provável que já tenha visto um desenho da década de 80 chamado Galaxy Rangers, onde quatro xerifes espaciais defendiam a galáxia com o auxílio de seus implantes especiais.

Acontece que o personagem Shane Gooseman (ou simplesmente Goose), que tinham o implante da mutação, era meu preferido e sempre quis poder replicar suas habilidades no RPG. E agora com o Laboratório de alquimia você também pode!

Togruta
Sociais e naturalmente coletivistas, Togruta tendem a desencorajar o individualismo e sabem muito bem como trabalhar em grupo. Ainda assim, são capazes de prestigiar aqueles que se destacam entrem os demais.
Ability Modifier: +2 Dexterity, +2 Charisma.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Pack Instinct: Togruta causam +2 de dano em melee quando flanqueiam um oponente e sempre que forem beneficiados pela manobra Aid Another, recebem um bônus extra de +1.
Sneaky: Togruta podem repetir testes de Stealth em Sneak , mas devem usar o segundo resultado ainda que menor.
Spatial Awareness: Togruta ignoram Cover e Concealment quando fazem testes de Perception para localizar alvos em até 10 squares.

 

Clawdite
Solitários e independentes, essa raça é vista com suspeita pelos outros povos, sempre desconfiados de suas capacidades transmutadoras.
Ability Modifier: +2 Constitution, +2 Charisma.
Medium Size: como no livro.
Speed: 6 squares, como no livro.
Shapeshit: com uma Move Action, clawdites podem alterar sua aparência, imitando outras espécies humanoides. Eles ganham +10 de bônus em teste de Deception para disfarces.
Adaptation: uma vez por encontro como uma Move Action, o Clawdite pode adaptar sua forma para lidar melhor com um ambiente hostil, assumindo até o final do encontro uma das seguintes habilidades: Breathe underwater, Climate adaptation, Darkvision, Expert swimmer, Low-light vision, Natural armor, Quick, Scent, Spring step ou Strength surge.

No guts, no glory!

Apesar de interessante, nunca fui muito fã da habilidade original Startle dos Clawdites. Sempre quis ver algo que possibilitasse mudanças REAIS. Mas caso senta muito a falta do Startle, sugiro que use como uma feat racial.

As habilidades do Adaptation foram todas tiradas dos traits para near-humans apresentadas na página 18 do livro The Unkown Regions. Mas caso queira utilizar alguma outra, dê preferência aquelas de uso mais simples dentro do jogo, com um pequeno bônus ou habilidade de repetir um teste de skill bem específico. E consulte seu Game Master!

Quanto aos Togruta, não foi necessária nenhuma grande alteração. Mudei levemente a habilidade Pack Hunter para possibilitar que não apenas os lutadores de melee fossem beneficiados, mas que também o esforço de grupo fosse premiado. E com a inclusão do bônus de carisma, além de bons scouts, os Togruta definitivamente se tornam grandes líderes, nobres ou poderosos jedi!

Agora cá entre nós, devo confessar que gostei bastante da ideia de brincar com os Galaxy Rangers. E você, o que achou?

  • Eduardo Derbli

    Aayla T'Soni na área.

    • DM Rafael

      Quase coloquei o build básico dela como modelo de personagem 🙂

    • Diego Bessa

      Mass Effect denovo! Rafael vai chorar! =P

      • DM Rafael

        Não imagina minha cara de besta quando descobri a segunda referência 😛

  • ciço

    hummmm… Hot Togruta!!