Mass Effect Saga: update março 2013

Olá soldados da Via Láctea!

Depois de muita preparo, testes e feedback, finalmente conseguimos finalizar mais uma sessão de updates e erratas de nossos dois PDFs de Mass Effect!

[button link=”http://holocast.terceiraterra.com/wp-content/uploads/MassEffectSaga.pdf” color=”red” newwindow=”yes”] Baixe o pdf: Mass Effect Saga[/button] [button link=”http://holocast.terceiraterra.com/wp-content/uploads/MassEffectSaga_SotMW.pdf” color=”silver” newwindow=”yes”] Baixe o pdf: Soldiers of the Milky Way[/button]

Várias correções foram apenas de formatação e correção do texto e essas não irei relacionar abaixo, onde apontarei apenas as modificações que afetam o jogo. De forma geral, foram três grandes tipos de updates.

O primeiro é em relação aos turians. Haviam vários pequenos equívocos em sua descrição, especialmente quanto a sua organização política (hierarquia e não império). Isso nos levou não apenas a revisar nomes de talents e feats mas até reescrever alguns.

Dual blade, baby!
Dual blade turian, baby!

O segundo grande tipo foi em relação aos poderes. Apesar de defender que a adaptação para o RPG permite interpretações, achamos que alguns poderes poderiam ser melhorados, especialmente aqueles que causavam damage over time (ou dano contínuo).

Mas além desses, percebemos que poderíamos melhorar a adaptação de muitos Tech Powers, que por ter sido a última etapa de nossa adaptação, acabou ficando sem o teste devido.

Energy Drain: a versão high tech do clássico Vampiric Touch
Energy Drain: a versão high tech do clássico Vampiric Touch

E por fim, o terceiro grande tipo foi uma boa análise das armas. Além de incluir novas descrições e especificações de alguns modelos, percebemos durante nossos testes que era necessário alterar dois grupos de armas: as shotguns e os sniper rifles.

As shotguns porque da forma que estava era possível o próprio atacante se ferir se estivesse próximo da área de splash. E os sniper rifles, que apesar de retratarem adequadamente a dificuldade do uso, tinham mais limitações do que vantagens, tornando rifles de assalto mais interessante para atiradores de elite.

"Não sei porque tanta dor de cabeça. Stasis seguido de tiro de sniper, nunca tive problemas!"
“Não sei porque tanta dor de cabeça. Stasis seguido de tiro de sniper, nunca tive problemas!”

Segue abaixo a relação completa das modificações. Agradecimento a todos que contribuíram comentando em encontrando os piolhos, especialmente o Derek Moreira, nosso Lousekiller de plantão!


Errata Mass Effect Saga

Página 16: Imperial Military Training vira Turian Legionary Training.
Página 18: Clawed Species dá lugar a Dual Blades Wilder Wielder: Você recebeu treinamento especial para lutar de formar letal com duas omni-blades. Pré-requisito: Turian
Benefício: enquanto estiver portando duas omni-blades, você pode optar por fazer apenas um ataque e aumentar a categoria de dano em um (de d4 para d6, de d6 para d8, de d8 para d10 ou de d10 para d12).
Página 22: Synergy concede metade do dano do Biotic Charge.
Página 23: Spectre Candidate vira Council Agent.
Página 40: atualizar Improved Warp Ammo. Funciona como Warp Ammo, mas até o final do seu próximo round, o alvo recebe +2 biotic damage de qualquer Biotic Power com a keyword [Source].
Página 43: atualizar Unit. Um número de vezes por encontro igual a metade do nível de Spectre, você pode com uma swift action auxiliar um aliado em linha de visão que esteja ferido ou inconsciente. O aliado pode gastar um Second Wind com bônus de 1d6 + Cha modifier do Spectre.
Página 47: Nova versão de Reave e Singularity.
Página 48: o dano do Warp soma como apenas um efeito.
Página 50: Nova versão de Cryo Blast.
Página 51: Energy Drain causa 2d6 de dano, pode detonar explosões e pode drenar hit points de sintéticos.
Página 52: Proximity Mine pode ser beneficiado por Tactical Cloak.
Página 53: Sabotage causa 2d6 de dano e pode afetar um equipamento ao invés das armas.
Página 53: Tech Armor adiciona +1 Fortitude bonus e pode ser detonada voluntariamente ou como uma reaction.
Página 57: Disciple e Graal Skipe Thrower perdem “Inaccurate”. Dano da Disciple aumenta para 3d8. Scorpion causa 4d6 (retirar “special” da tabela).
Página 59: Sniper rifles recebem -5 penalty nos ataques caso você não faça a ação Aim antes de atirar e causam +1/2 lv damage bonus com a manobra Aim.
Página 59: M-97 Viper sofre apenas -2 penalty caso não use a manobra Aim.
Página 59: M-98 Widow ignora 5 pontos de damage threshold do alvo.
Página 59: N7 Valiant requer uma Free Action para resfriar o thermal clip.
Página 59: o dano da Scorpion é causado no final do round.
Página 60: Shotguns tem alcance de simple weapons e afetam uma área de 2×2 squares.
Página 60: Graal Spike Thrower afeta apenas um alvo.
Página 60: M-27 Scimitar não possui a restrição de feats e talents como Rapid Shot comuns às Shotguns.
Página 60: Inferno Grenade causa 4d6 de dano e no início do turno o alvo receberá mais 2d6 de dano de fogo e mais 2d6 no final do seu próximo turno.
Página 74: M35 Mako é Huge. Atualizar skills e defesas.
Página 75: UT-47 Kodiak é Huge. Atualizar skills e defesas.


Errata Soldiers of the Milky Way

Página 18: adicionar o talent Turian Veteran na lista da Commando Talent Tree.
Página 25: Incluir a linha “Considere o Devastator Mode um Combat Power (veja página 31)” no N7 Destroyer.
Página 27: substituir Imperial Military Training por Turian Veteran nos pré-requisitos dos talents Council Operative e Commando Mastery (Phaeston).
Página 36: Recon mine só é ativado no final do round.
Página 43: Ultralight Materials para todos os tipos de armas.
Página 43: adicionar descrição do Smart Choke.
Página 59: inclusão da tabela de custo dos bio-amps
– Adaptive War Amp 1.500
– Hyper-Amp 4.000
– Martial Amp 1.500
– Neural Mask 1.000
– Smart Ampflifier 1.500