Star Wars Day: DM Rafael Top 10 games

Olá pessoal!

LucasArts

Resolvi aproveitar o pacotão de descontos da plataforma de jogos Steam para fazer uma seleção dos meus jogos preferidos em mais uma pequena homenagem no Star Wars Day.

Alguns deles vocês poderão encontrar na Steam, outro não. Mas o importante mesmo é relembrar e brincar!

10. Star Wars: The Empire Stikes Back

[Atari]

Literalmente infinitas horas de diversão (ou frustração)
Literalmente infinitas horas de diversão (ou frustração)

Ok, é bem provável que esse jogo não tenha fim (como todos dos Atari) e que você esteja pensando que eu só coloquei de brinks. Mas o fato é que esse foi o primeiro jogo de Star Wars que conheci e na época era realmente IRADO pilotar um Asa-A contra horas de AT-AT!

9. Star Wars Episode I: The Phantom Menace

[PC/PS/Mac]

Qui-gon Jinn acabando com a criminalidade em Tatooine
Qui-gon Jinn acabando com a criminalidade em Tatooine

Outro jogo que me marcou bastante foi o da Ameaça Fantasma, de 1999. Ele lembra muito alguns clássicos como o Super Star Wars do SNES que alterna os capítulos entre vários personagens. A grande graça desse jogo foi inventar conflitos extras dentro da trama do Episódio I, que envolveu até mesmo Qui-Gon Jinn lutando numa arena do Jabba!

Confesso que não é um primor de jogo, mas pra quem tinha parado no SNES, foi legal pegar um jogo mais moderno e com ótimo gráficos 3D que rodavam no meu Pentium 100 😀

8. Star Wars Episode III: Revenge of the Sith

[PS2/XBOX/Portáveis variados]

Cin Dralling, interpretado pelo coreógrafo coordenador de lutas Nick Gillard
Cin Dralling, interpretado pelo coreógrafo coordenador de lutas Nick Gillard

Esse jogo foi um daqueles que vi o trailer no DVD do filme e pensei “esses gráficos são IRREALMENTE incríveis” 😀

É provável que eu tivesse pouca referência de jogos da última geração mas o fato é que o jogo é bem competente. Além de apresentar novos personagens como o Mestre Cin Dralling (que alias, aparece por um segundo numa pequena gravação holográfica), um dos seus grandes atrativos era o modo de duelo com os vários personagens da Saga, incluindo o Velho Ben Kenobi!

Um detalhe interessante é que cada personagem tem um estilo de luta bem distinto e para fãs de RPG, é divertido ver esses estilos do jogo muito bem ilustrados nas animações. E se não bastasse, todos possuem uma série de comentários para provocar o oponente. É realmente impagável duelar com o Mace Windu citando frases clássicas do Samuel Jackson (“oh I’m sorry, did I break your concentration?”).

7. Star Wars: The Clone Wars – Lightsaber Duels

[Wii]

Qual console melhor que o Wii para batalhas de Sabres-de-Luz com gráficos de cartoon?
Qual console melhor que o Wii para batalhas de Sabres-de-Luz com gráficos de cartoon?

Talvez meu estilo favorito de jogo seja o de luta então não é de surpreender que este esteja na minha lista. Como um fã da série 3D, ter a chance de duelar com vários dos personagens, ainda mais como se estivesse no meio de um episódio da série, é realmente uma oportunidade e tanta.

O modo campanha não é tão longo e a graça acaba sendo mesmo jogar no modo batalha e ir desbloqueando as várias opções de personagens. É um jogo simples mas muito competente no que se propõe. E sempre que rolava jogo de Star Wars Saga aqui em casa, era obrigatório rolar umas partidinhas com a galera!

A única coisa realmente chata relacionada a esse jogo é não ter tido uma nova versão atualizada com a segunda fase da série.

6. Star Wars: Knights of the Old Republic

[PC/XBOX/MAC]

"Meu nome não é Revan, na verdade eu sou... REVAN!"
“Meu nome não é Revan, na verdade eu sou… REVAN!”

Talvez o mais celebrado jogo de Star Wars e aposto que o preferido do Diego Bessa, eu tenho uma relação de amor e ódio por ele. Fiquei muito frustrado ao descobrir que, apesar da liberdade de construção do personagem (que imitava a versão d20 do RPG), eu seria obrigado a virar jedi. O que não seria tão ruim se eu não tivesse focado todo meu build para ser um scout pistoleiro!

Ok, então o título era uma boa dica, mas foi frustante ainda assim. Se não fosse pela insistência do pessoal, talvez eu tivesse deixado passar esse que é certamente uma das maiores contribuições para o universo expandido de Star Wars. Mas não sem dar uma pequena trollada na escolha do nome do personagem 😉

E está a venda na Steam!

5. Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II

[PC]

Localização do áudio de qualidade: uma iniciativa audaciosa e por muitos anos sem paralelo
Localização do áudio de qualidade: uma iniciativa audaciosa e por muitos anos sem paralelo

Este clássico jogo “tipo Doom” foi a segunda aventura de Kyle Katarn mas a primeira que tive contato e tudo graças a versão da Brasoft, que não apenas trouxe o jogo para o Brasil como pela primeira vez que tivesse ciência, completamente dublada!

E graças a esse fantástico trabalho de dublagem que me apaixonei pela série que marcou todos meus jogos de Star Wars daquele ponto em diante.

Em todas minhas campanhas procurei integrar elementos e personagens presentes na série Jedi Knight. Na verdade, o único motivo de não estar no topo dessa lista é que os gráficos, dificuldade e jogabilidade o tornam completamente impossível para joguar novamente.

Mas se você quiser arriscar, está também a venda na Steam. Sem a localização, infelizmente.

4. Star Wars Jedi Knight II Jedi Outcast

[PC/XBOX/GameCube/Mac]

A primeira aparição de um FUCKING REBORN, de longe meu mook preferido de Star Wars!
A primeira aparição de um FUCKING REBORN, de longe meu mook preferido de Star Wars!

A terceira grande aventura de Kyle Katarn, ao mercenário abdicou de suas habilidades da Força para ter uma vida “normal”, mas se vê obrigado a recupera-los para enfrentar uma nova ameaça. Esse jogo é incrível e inaugurou uma engine na série tão boa que até hoje é usada para centenas de mods.

Esse jogo é ótimo porque tem tudo: vingança, filosofia jedi e o principal: FUCKING REBORNS! Compre na Steam e mate centenas deles 🙂

3. Star Wars Republic Commando

[PC/XBOX]

Quando menos esperar, estará cantando "Kote! Kandosii sa kar'ta, Vode an" com seus irmãos
Quando menos esperar, estará cantando “Kote! Kandosii sa kar’ta, Vode an” com seus irmãos

Confesso que não dava muito por esse jogo. Comandar um esquadrão de clones em primeira pessoa não me parecia ser algo muito empolgante, mas graças a insistência do amigo Diogo “Capt. Rocdi” eu resolvi dar uma chance. E que surpresa! O jogo possui uma narrativa muito bem construída, uma jogabilidade empolgante e uma trilha sonora incrível! Certamente a mais original dentro do escopo de Star Wars, e isso é alguma coisa!

Nesse jogo você é o Boss, o líder de um esquadrão de elite. E mais do que seus soldados, esses clones são verdadeiramente seus irmãos. A ação do jogo segue num crescendo inesperado e o final do jogo é eletrizante. De todas os jogos da Lucas Arts, talvez esse seja o mais injustiçado sem uma continuação.

Compra recomendadíssima!

2. Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy

[PC/XBOX/Mac]

E não se esqueçam: só há uma Jaden Korr e ela é uma twi'lek verde!
E não se esqueçam: só há uma Jaden Korr e ela é uma twi’lek verde!

Por muito pouco que o Republic Commando não pegou o segundo lugar, mas o Jedi Academy ainda trás um sentimento muito especial para mim. Neste terceiro e último jogo da série Jedi Knight, você está na pele de Jaden Korr, aprendiz de Kyle Katarn na Academia Jedi na lua de Yavin do Grande Mestre Luke Skywalker.

O jogo possui uma curva de aprendizado dos poderes da Força semelhante ao Jedi Outcast mas consegue ser ainda melhor. O nome “Academia” não está a toa e você se sente verdadeiramente treinando suas habilidades para ser um jedi completo.

Os testes são compostos por diferentes puzzles que devem ser resolvidos com um poder em particular. E mais para frente todo esse conhecimento terá que ser aplicado para vencer os desafios finais.

O interessante deste jogo é que seu Jaden Korr pode ser de diferentes espécies e gêneros (mas nós sabemos que só há uma correta 😉 ), além de trazer a possibilidade de estudar várias formas de combate, o que permite a criação de um personagem único, ainda que só hajam duas escolhas morais muito bem definidas (o clássico final jedi / final lado negro).

Há também uma integração genial entre estilo de luta e uso da Força, que também foi muito bem aplicado no jogo a seguir…
Esse também está baratinho na Steam, recomendo!

1. Star Wars The Force Unleashed

[PC/Wii/PS2/PS3/XBOX360/iOS/mobile phone/N-Gage/NDS/PSP/MAC]

Os sith pira nas empunhadura invertida!
Os sith pira nas empunhadura invertida!

Ok, eu tenho que admitir. Republic Commando é um grande jogo, eu adoro a série Jedi Knight mas quando se trada de Force Unleashed, eu sou um fanboy assumido!

A mais extensa empreitada desde Shadow of the Empire, não é de se surpreender que o lançamento deste jogo tenha atrasado tanto. Diga uma plataforma de jogo e eu te digo uma versão de Force Unleashed! Além de sua infinidade de versões, o jogo contou ainda com adaptações para livros, quadrinhos, bonecos, audiobooks e especialmente o meu então muito aguardado TFU Sourcebook, no ainda jovem Star Wars Saga Edition RPG.

É improvável que você desconheça a história do jogo mas para aqueles que não tiveram contato, você vive o aprendiz secreto de Darth Vader, que caça os últimos remanescentes da Ordem Jedi para provar fidelidade ao seu mestre. A jornada do Aprendiz é cheia de reviravoltas e culmina na própria origem da Rebelião.

O jogo foi criticado pelos vários bugs em suas versões nos consoles mais potentes, mas poucos foram capazes de reclamar da jogabilidade que realmente dá jus ao nome Unleashed, onde você usa a Força contra seus inimigos das formas mais criativas (e cruéis), destruindo o ambiente ao redor.

Outro ponto alto do jogo sãos a interpretações dos atores, em especial o protagonista interpretado pelo ator Sam Witwer. Além de ter dublado dois grandes personagens da série Clone Wars, Sam adora Star Wars e é Game Master de Saga nas horas vagas! Tem como não ser fã desse cara?!

Infelizmente a continuação da série sofreu com as constantes mudanças internas da Lucas Arts. O final do segundo jogo não empolgou muito o pessoal e o término da série infelizmente se tornou uma realidade muito distante.

Ainda assim, são grandes jogos e que merecem ser jogados por qualquer fã de Star Wars! Especialmente a versão do Wii, que além de possuir novas fases e oponentes, possui um modo de batalha bem divertido! E é claro, nada como brandir um sabre-de-luz com o Wii Remote 😀

Ambas as versões podem ser encontradas na Steam: TFU 1 / TFU 2


Bom, essa foi minha pequena seleção. E vocês? Quais jogos mais marcaram sua jornada de fã?

  • Márcio

    Faltou Rogue Squadron nessa lista pra mim!

    • Eu tenho muito respeito pelo Rogue Squadron mas a verdade é que eu nunca tive e joguei pouquíssimas vezes na casa de amigos então não foi realmente marcante para mim.