cosmos

O novo “Cosmos”!

cosmos

Na década de 80, quando eu era um pequeno youngling que não sabia se seria astronauta ou professor, uma de minhas maiores diversões era sentar com meu pai nos finais de semana e assistir a série “Cosmos”, apresentada pelo astrônomo Carl Sagan. Me lembro muito bem de como fiquei encantado pelas imagens, pela trilha sonora icônica de Vangelis e, especialmente, pelas informações científicas que o tio Carl tão generosamente nos apresentava.

“Cosmos – a Personal Journey” estreou na TV pública americana em 1980 e foi um sucesso instantâneo. O estilo calmo e assertivo de Carl, a maneira como ele esmiuçava conceitos complexos em linguagem acessível cativaram multidões ao redor do mundo e inspiraram gerações de jovens e crianças (eu inclusive) a buscar formação superior em alguma área da ciência.

Carl Sagan talvez tenha sido o maior divulgador de ciência do século XX, tendo travado várias batalhas contra o obscurantismo anti-intelectual nos EUA e a favor da difusão do conhecimento para todos. Quase 35 anos depois da estreia de “Cosmos”, é assombroso que muito de seu conteúdo continue atual.

cosmos-2

Mas os tempos mudam. Embora o conteúdo continua atual, “Cosmos” poderia se beneficiar de uma roupagem mais moderna. E é exatamente o que está acontecendo agora! O astrônomo Neil deGrasse Tyson, conhecido por ser a “cara” do meme “Watch out, we have a badass here!” se juntou com Seth Green, produtor de “Family Guy” (Uma família da pesada) e criaram uma versão atualizada da série clássica!

Ui! Apareci no Holoblog! Agora sim tô famoso...
Ui! Apareci no Holoblog! Agora sim tô famoso…

Batizada de “Cosmos – A Spacetime Odissey”, a série vai focar nos mesmos temas da série original de Carl Sagan – astronomia e astrofísica, biologia e evolução, história da ciência e muito mais. Produzida e roteirizada por Steve Soter e Ann Druyan e apresentada por Tyson, o novo “Cosmos” é um espetáculo visual e é tão corajosa quanto sua predecessora. Em um mundo em que religiosos conservadores querem ditar o que as crianças devem estudar, falar de teoria da Evolução e outros temas científicos é praticamente uma declaração política. Mas os fatos científicos não ligam para a política – eles simplesmente estão aí. E é por isso que séries como “Cosmos”, a nova ou a antiga, são tão necessárias.

Episódios dublados do novo “Cosmos” estão sendo exibidos no Brasil pelo canal pago NatGeo toda quinta-feira às 22h30. O segundo episódio vai ao ar hoje. Não percam!

  • padawanbessa

    Não conhecia o Neil deGrasse Tyson e muito menos sabia que ele era esse cara do MEME. hehehe

    Legal, mas vamos ver se ele consegue representar o Grandioso Carl Sagan!

    • DM Rafael

      Ele já até apareceu no The Big Bang Theory.