Olá pessoal!
Resolvi aproveitar a notícia bombástica da semana anterior ao Star Wars Day de 2014 para trazer meu Top 10 books que devem ser lidos antes dos novos filmes, levando em conta o reboot do Universo Expandido e que nada do que fui publicado até então fará parte do novo cânone.
É possível que algumas coisas sejam contempladas com referências nos novos filmes, mas para todos efeitos, agora elas só valem no coração dos fãs 🙂
Malandramente, eu coloquei “books” na lista então “comic books” estão valendo. Aproveite e deixe sua lista nos comentários!
10. Império do Mal (Dark Empire)
Talvez a minha segunda grande referência ao Universo Expandido que tive contato, essa série de HQ foi traduzida em português pela Editora Abril. É uma história bizarra que conta o retorno do Imperador. Pra ser sincero eu nem gosto muito da narrativa. Ressuscitar com clones já é ruim o bastante mas envolver poderes da Força… ainda assim ela tem seus pontos positivos. Sempre curti o holocron que a Leia encontra e bem ou mal, foi um dos primeiros lançamentos do Universo Expandido aqui no Brasil. Só por isso já vale um lugar.
9. Crimson Empire
Um dos clássicos da Dark Horse, conta a trajetória e cruzada de vingança de Kir Kanos, um membro da guarda de elite imperial contra seus irmãos traidores. Pra quem gosta de anti-heróis fodões anos oitenta, o Kir Kanos é um prato cheio.
8. Darth Bane Trilogy
Ok, vou admitir mea culpa e dizer que nunca terminei de ler essa série, mas ela foi escrita pelo Drew Karpyshyn (um dos principais escritores de Mass Effect) e o que eu li já vale esse lugar na lista. É bem interessante para quem quer entender como começou a tão famosa Regra dos Dois que muito se falou na segunda trilogia mas pouco se explica.
7. The Rise of Darth Vader
Eu gostei de todos os filmes da segunda trilogia depois de sair do cinema, mas depois vem aquele gostinho amargo que poderia ser melhor. E no caso do Episódio III, atire a primeira cadeira do senado quem não achou a conversão de Anakin em Darth Vader muito rápida. Em The Rise of Darth Vader, vemos como Vader cresce dentro da armadura que o tornou tão famoso e temido.
6. Dawn of the Jedi
É sempre complicado recomendar material ainda em construção mas nesse caso vale. A história conta as origens da Ordem Jedi muito antes de haver uma República galática. A série de HQs ainda está sendo publicada pela Dark Horse que tem até o final do ano para terminar, quando a licença de publicação voltará para a Disney. Duvido que alguma coisa dela será aproveitada no futuro mas certamente tem ideias bem interessantes!
5. Legacy Era
Talvez a mais aclamada série de HQs da Dark Horse, conta a história dos descendentes dos nossos heróis clássicos mais de 100 anos após os eventos em Endor. O grande diferencial da série é poder juntar elementos de todas eras existentes em um grande caldeirão de Star Wars.
4. Darth Maul Shadow Hunter
De certa forma um triller de caçada estrelando o sith mais subaproveitado da história. O livro foi escrito por Michael Reaves, que entre seus trabalhos estão roteiros para os desenhos animados Gárgolas, Batman, Batman do Futuro e até CAVERNA DO DRAGÃO! Então acredite: vale a comprada!
3. Death Troopers
Star Wars mais zumbis. Precisa falar mais? Ah claro: compre a versão em audiobook. A tensão fica muito melhor construída 🙂
2. Trilogia Thrawn
A maior sequência oficial da série original que jamais será filmada. Muita gente ficou triste com isso, mas é necessário desapego. A série é bem interessante e apresente alguns dos personagens mais carismáticos do Universo Expandido, tais como o Almirante Thrawn e a Mara Jade. Mas ela também trouxe outros não tão carismáticos como o Luuke… mas isso é outra história 🙂
Apesar de tudo, é uma série obrigatória pela importância que sempre existiu.
1. Star Wars: The Roleplaying Game (West End Games)
Pegadinha de 4 de maio? Nem tanto. Além de ter sido o primeiro RPG oficial de Star Wars, o jogo da WEG foi por muitos anos a principal referência de informações expandidas do Universo Expandido, ao ponto de autores de novels consultarem os manuais como fonte de inspiração.
Além disso, colocar um RPG no topo desta lista apenas reforça como jogadores de RPG fazem parte de uma elite entre os fãs de Star Wars pois a todo momento criamos e participamos um pouco mais deste universo fantástico com nossas próprias histórias, mas que são apenas momentos e versões da lenda que se dissipam como tantos outros. Ao menos, hoje estamos na companhia ilustre de vários outros grandes autores 🙂