Star Wars Day: DM Rafael Top 10 books

Olá pessoal!

Resolvi aproveitar a notícia bombástica da semana anterior ao Star Wars Day de 2014 para trazer meu Top 10 books que devem ser lidos antes dos novos filmes, levando em conta o reboot do Universo Expandido e que nada do que fui publicado até então fará parte do novo cânone.

É possível que algumas coisas sejam contempladas com referências nos novos filmes, mas para todos efeitos, agora elas só valem no coração dos fãs 🙂

Malandramente, eu coloquei “books” na lista então “comic books” estão valendo. Aproveite e deixe sua lista nos comentários!

10. Império do Mal (Dark Empire)

Sinto muito Boba, você vai continuar morto na pança do Sarlacc
Sinto muito Boba, você vai continuar morto na pança do Sarlacc

Talvez a minha segunda grande referência ao Universo Expandido que tive contato, essa série de HQ foi traduzida em português pela Editora Abril. É uma história bizarra que conta o retorno do Imperador. Pra ser sincero eu nem gosto muito da narrativa. Ressuscitar com clones já é ruim o bastante mas envolver poderes da Força… ainda assim ela tem seus pontos positivos. Sempre curti o holocron que a Leia encontra e bem ou mal, foi um dos primeiros lançamentos do Universo Expandido aqui no Brasil. Só por isso já vale um lugar.

9. Crimson Empire

A mais temida guarda de elite... jamais vista em ação
A mais temida guarda de elite… jamais vista em ação

Um dos clássicos da Dark Horse, conta a trajetória e cruzada de vingança de Kir Kanos, um membro da guarda de elite imperial contra seus irmãos traidores. Pra quem gosta de anti-heróis fodões anos oitenta, o Kir Kanos é um prato cheio.

8. Darth Bane Trilogy

E tem gente que nem regra de três entende...
E tem gente que nem regra de três entende…

Ok, vou admitir mea culpa e dizer que nunca terminei de ler essa série, mas ela foi escrita pelo Drew Karpyshyn (um dos principais escritores de Mass Effect) e o que eu li já vale esse lugar na lista. É bem interessante para quem quer entender como começou a tão famosa Regra dos Dois que muito se falou na segunda trilogia mas pouco se explica.

7. The Rise of Darth Vader

O filme foi tão bom que foi preciso um livro para mostrar a ascenção de Vader
O filme foi tão bom que foi preciso um livro para mostrar a ascenção de Vader

Eu gostei de todos os filmes da segunda trilogia depois de sair do cinema, mas depois vem aquele gostinho amargo que poderia ser melhor. E no caso do Episódio III, atire a primeira cadeira do senado quem não achou a conversão de Anakin em Darth Vader muito rápida. Em The Rise of Darth Vader, vemos como Vader cresce dentro da armadura que o tornou tão famoso e temido.

6. Dawn of the Jedi

Antes da república, dos jedi e dos sith
Antes da república, dos jedi e dos sith

É sempre complicado recomendar material ainda em construção mas nesse caso vale. A história conta as origens da Ordem Jedi muito antes de haver uma República galática. A série de HQs ainda está sendo publicada pela Dark Horse que tem até o final do ano para terminar, quando a licença de publicação voltará para a Disney. Duvido que alguma coisa dela será aproveitada no futuro mas certamente tem ideias bem interessantes!

5. Legacy Era

50 tons de magenta
50 tons de magenta

Talvez a mais aclamada série de HQs da Dark Horse, conta a história dos descendentes dos nossos heróis clássicos mais de 100 anos após os eventos em Endor. O grande diferencial da série é poder juntar elementos de todas eras existentes em um grande caldeirão de Star Wars.

4. Darth Maul Shadow Hunter

Uma boa história com personagem incidental mais querido e subutilizado
Uma boa história com personagem incidental mais querido e subutilizado

De certa forma um triller de caçada estrelando o sith mais subaproveitado da história. O livro foi escrito por Michael Reaves, que entre seus trabalhos estão roteiros para os desenhos animados Gárgolas, Batman, Batman do Futuro e até CAVERNA DO DRAGÃO! Então acredite: vale a comprada!

3. Death Troopers

Quando a morte é apenas o começo
Quando a morte é apenas o começo

Star Wars mais zumbis. Precisa falar mais? Ah claro: compre a versão em audiobook. A tensão fica muito melhor construída 🙂

2. Trilogia Thrawn

Pela lógica do livros todos, os Clone Troopers deveria se chamar 'Janguu Fett'
Pela lógica do livros todos, os Clone Troopers deveria se chamar ‘Janguu Fett’

A maior sequência oficial da série original que jamais será filmada. Muita gente ficou triste com isso, mas é necessário desapego. A série é bem interessante e apresente alguns dos personagens mais carismáticos do Universo Expandido, tais como o Almirante Thrawn e a Mara Jade. Mas ela também trouxe outros não tão carismáticos como o Luuke… mas isso é outra história 🙂
Apesar de tudo, é uma série obrigatória pela importância que sempre existiu.

1. Star Wars: The Roleplaying Game (West End Games)

Descubra os planos de um X-Wing, veja o interior da Falcon e aprenda como se constrói um lightsaber
Descubra os planos de um X-Wing, veja o interior da Falcon e aprenda a construir um lightsaber

Pegadinha de 4 de maio? Nem tanto. Além de ter sido o primeiro RPG oficial de Star Wars, o jogo da WEG foi por muitos anos a principal referência de informações expandidas do Universo Expandido, ao ponto de autores de novels consultarem os manuais como fonte de inspiração.

Além disso, colocar um RPG no topo desta lista apenas reforça como jogadores de RPG fazem parte de uma elite entre os fãs de Star Wars pois a todo momento criamos e participamos um pouco mais deste universo fantástico com nossas próprias histórias, mas que são apenas momentos e versões da lenda que se dissipam como tantos outros. Ao menos, hoje estamos na companhia ilustre de vários outros grandes autores 🙂

  • Arkhan

    Impressionante. Eu acabei de ouvir (hoje) e episódio Comlink sobre o Universo Implodido e já ia vir aqui sugerir que fizessem um episódio sobre as melhores HQs do UE.
    E eis que vejo esse post!

    Mas se possível, poderia informar quais dessas histórias existem em português e quantas revistas fazem parte da Saga em questão?

    Não li Legacy Era ainda mas deixarei de lado se forem 50+ HQs…

    Valeu.

    • DM Rafael

      A Legacy era teve 50 edições e chegou a ser publicada no Brasil pela Editora Online, mas não sei se ela chegou a trazer todos os volumes.

      Das citadas no post, temos oficialmente em português apenas o Império do Mal (Editora Abril) e os livros da Trilogia do Thrawn (Editora Best Seller). Não é tão difícil encontrar no mercado livre ou na Estante Virtual, mas em inglês é sempre mais em conta.

  • Merovech

    Onde se encontram mesmo esses livros?

    • DM Rafael

      A exceção do top #1, todos podem ser encontrados na Amazon. Para as HQs vale também buscara compra online no aplicativo da Dark Horse (que permite ler tanto em mobile quanto no navegador do seu desktop).

      Já o RPG, a Noble Knight ainda é o melhor site pra encontrar jogos usados.