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Espécies da Fronteira: Human Cyborg

Mais uma vez nos encontramos na Fronteira para falar uma espécie presente desde a Antiga República e comumente encontrada entre a escória e aqueles que vivem nas margens da galáxia: o Human Cyborg.

Ciborgues são indivíduos que se submeteram à cirurgia para substituir ou aprimorar partes de seus corpos. Esses melhoramentos podem variar desde implantes subcutâneos simples a próteses de corpo inteiro.

A maioria dos cibernéticos são implantados para compensar ferimentos mas existem aqueles que passaram pelo processo voluntariamente para melhorar seu desempenho, buscando um avanço rápido.

Human Cyborg

• Brawn 2 | Agility 2 | Intellect 2 | Cunning 2 | Willpower 2 | Presence 2
• Wound Threshold: 10 + Brawn
• Strain Threshold: 10 + Willpower
• Starting Experience: 100 xp

• Special abilities: Cyborgs começam o jogo com um rank em uma perícia fora da carreira. Eles ainda não podem treinar essa perícia acima de rank 2 na criação de personagem.
• Cybernetic enhancement: Cyborgs começam com até dois implantes cibernéticos instalados e sem custos adicionais mas a soma de seus valores não pode exceder 10.000 créditos (Edge of the Empire, p.173). Um cyborg não pode ter mais implantes que seu valor de Brawn.
• Half machine: Cyborgs são afetados por armas de ion da mesma forma que droids. Eles são capazes de se recuperar de dano naturalmente e podem fazer uso de bacta tank, stimpack ou testes de Medicine. Mas em alguns casos o GM pode exigir (ou ainda permitir) que certos tipos de ferimentos sejam recuperados com testes de Mechanics (utilizando a mesma dificuldade de Medicine) ou com emergency repair patches.


Apesar de ser em tese apenas um humano com equipamento extra, o Human Cyborg permite um jogador iniciar a aventura com implantes sem ter que pagar um custo por isso durante o jogo. Mais do que isso, possibilita a inclusão dos implantes como parte do histórico do personagem.

Deve-se encarar o Human Cyborg como alguém que sofreu a alteração anos atrás, e suas modificações já fazem parte de sua identidade.

“Ninguém se torna a Ira do Imperador sem alguns acidentes de percurso”

Caso o GM julgue interessante, permita que o jogador inclua uma Obligation +10 para a inclusão de um segundo implante, desde que a soma não ultrapasse 15.000 créditos.

Use os exemplos dos implantes do rulebook como parâmetro para desenvolver outros implantes que emulem funções de diferentes equipamentos.

Ciborgues no Saga

Para um jogo de Star Wars Saga Edition, considere os seguintes bônus para o Human Cyborg:
Ability Modifier: +2 para uma qualquer; Medium Size; Speed 6 squares; Bonus Feat (Implant Training); Bonus Trained Skill (de qualquer lista); Half machine (como acima).
Além disso, eles começam com um Advanced Cybernetic (Galaxy at War, p.48) instalado com sucesso.

  • F.C. Pereira

    PQP!!!

    Ficou excelente! Preciso usar isso em alguma mesa minha.