starwars-weg-reu

O Retorno de um Clássico

sw-wegNuma galáxia muito, muito distante… existiu um RPG de Star Wars, usando o D6 system e publicado pela West End Games. O RPG usava um sistema ágil, cinematográfico e elegante, para tempos mais civilizados. Não apenas isso, mas, muito do universo expandido de Star Wars foi criado pela equipe da West End Games no inicio daqueles tempos de aventura e entusiasmo.

O primeiro RPG de Star Wars teve uma vida longeva e frutífera, sendo publicado de 1987 a 1999, passando por três edições, relativamente compatíveis entre si. Ao final de sua vida editorial, possuía algo em torno de cento e quarenta títulos publicados, entre aventuras e suplementos. Ainda, apesar de seus problemas mecânicos, o jogo também era um sucesso de crítica, muito querido entre os fãs de RPG, da Saga, ou ambos.

Mas o lado sombrio da Força obscureceu a galáxia e o tempo desse excelente jogo acabou. Pelo menos, do ponto de vista editorial. A West End Games declarou falência em 1998 e a licença foi transferida a Wizards of the Coast, posteriormente. Mas essa é outra história…

Uma época de medo e incerteza para muitos fãs do Star Wars WEG
Uma época de medo e incerteza para muitos fãs do Star Wars WEG

Acontece que o jogo nunca deixou os corações dos fãs, continuando a ser jogado por alguns jogadores que não aderiram a controversa versão D20 da Wizards of the Coast. Muitos alegaram na época, que “o sistema D20 não fazia justiça ao clima dos filmes”. A declaração é discutível, mas o fato é que a comunidade de jogadores apoiadores do D6 system, continuou a criar material para o RPG, lutando contra a tirania do Império, assim como a Aliança Rebelde dos filmes clássicos.

Contudo, os filmes da segunda trilogia, mais e mais, traziam elementos que não existiam no D6 system e nem todos eram facilmente adaptáveis às regras do sistema. A Força, por exemplo, do modo como era retratada nos filmes da segunda trilogia, era muito mais pirotécnica e poderosa do que o exibido nos filmes da trilogia clássica e isso refletia no jogo baseado unicamente nas aventuras de Luke e cia. Por vezes, o sistema simplesmente não conseguia suportar com a agilidade e elegância de outrora, as novas cenas de duelos de sabre de luz e usos da Força.

Enfim, o sistema e mesmo as informações contidas nos suplementos da West End Games, começavam a perder consistência frente ao que os “novos” filmes nos apresentavam nas telas dos cinemas. O sistema dava claros sinais de idade e cansaço – como Yoda – apesar de teimar em continuar vivo em Dagobah e nas mentes e corações dos fãs.

yoda-weg

E assim, chegamos a um ato de puro amor por parte de alguns jogadores. Amor SIM, porque não existe outra palavra para descrever o carinho e cuidado com que essa “nova edição” do amado RPG de Star Wars, usando o D6 system, recebeu.

Primeiramente, não se trata aqui realmente, de uma nova edição oficial do RPG da West End Games. Como sabemos, a empresa não existe mais e a licença se encontra hoje com a Fantasy Flight Games, que tem feito um excelente trabalho com seu RPG de dados narrativos, mas isso também é outra história.

 "Vamos repetir a edição, mas agora mais rápida e mais intensa"
“Vamos repetir a edição, mas agora mais rápida e mais intensa”
Mas a impressão que fica, de uma simples olhada no conteúdo do PDF, é que se trata de uma atualização natural e que seria exatamente assim que a West End Games faria uma nova edição do Star Wars – D6 system, caso ainda existisse nos dias de hoje.

A “nova edição” conta com quinhentas e seis páginas de material revisado, expandido e atualizado. Eu ainda estou degustando o material, mas acredito que a emoção deva ter transparecido ao longo dessa singela tentativa de texto. É a pura nostalgia que move meus dedos.

Pretendo fazer uma resenha da nova edição num futuro breve (que pode ser entre amanhã e 2020), com menos “blá-blá-blá” e mais informações relevantes sobre o que mudou, o que foi aprimorado e o que foi adicionado ao jogo. Mas não hoje.

Hoje, eu apenas os convido a baixarem esse arquivo maravilhoso e sentir com se vendo a trilogia clássica remasterizada – sem Hayden Christensen espírito, por favor – mais maravilhosa e lembrar de tempos mais simples, de um Star Wars pés descalços, moleque e romântico no campinho do bairro.

"Bons RPGs nunca morrem, eles apenas se unem à Força"
“Bons RPGs nunca morrem, eles apenas se unem à Força”

Assim como a trilogia clássica, para aqueles que já conhecem o sistema, é a chance de voltar a se sentir criança/adolescente de novo. Voar com a Millenium Falcon num campo de asteroides enquanto os Tie Fighters explodem, derrotar alguns Stormtroopers com tiros impossíveis, “escapar por um triz” de Darth Vader em Hoth e beijar a princesa de biquíni dourado no final.

weg-newPara os que nunca jogaram ou tiveram contato com o jogo, baixem o PDF para entenderem como tudo começou, assim como quem veio a Star Wars por outra fonte que não os filmes clássicos.

Em tempo, o arquivo está em inglês.

Ok. Chega de escrever. Perdoem-me pelo texto longo e as metáforas usadas em excesso. É o meu jeitinho.

Apenas baixem o arquivo, peguem vários D6, sejam como os heróis maiores que a vida dos filmes e que a Força esteja com vocês…

[button link=”https://docs.google.com/uc?id=0B-l2YilWnJpLdGhXTnVFVC1SbG8&export=download” color=”red” newwindow=”yes”]Baixe o pdf[/button]

  • Lyo Valois

    Meu nobre, muito obrigado pela postagem e pelo link de download. Gostaria de saber com faço para acompanhar esse projeto, pois sou um saudosista desse sistema, e com muito custo, montei recentemente uma mesa de Star Wars, obviamente que vou mestrar no D6.

    • Parece que o site original fechou. Mas um bom lutar para se manter atualizado é a comunidade no Google+ https://plus.google.com/communities/109192465386999311385

      • Lyo Valois

        Bem tenho algumas contribuições para o seu blog.
        Levei algum tempo pesquisando e encontrei o forum onde foi desenvolvido essa obra e entre outras. O pessoal esta levando muito a sério o sistema D6 por lá sempre primando pela qualidade de conteúdo e acabamento, tanto que estão em andamento a revisão de suplementos, criação de novos e ate a 3ª edição do SW, em beta ate esta data, esta em desenvolvimento.

        Link: http://bit.ly/139cFX9

        Eles possuem uma pagina onde estão dispondo os materiais de SW da WEG (oficial) e os matérias próprios da comunidade. Lá tem bastante coisa.

        Link: http://bit.ly/1GserBl

  • Pingback: Holocast Rebels: Gathering Forces | Holoblog()