featured_AoR_IrmaosGerrera

Age of Rebels: Steela e Saw Gerrera

Olá habitantes da fronteira,
irmaos-gerrera
Depois do anúncio que Forest Whitaker interpretará Saw Gereera em Rogue One, achei que seria interessante trazer o build dos Irmãos Gerrera na época em que lutaram pela libertação de Onderon, apesar de não ser exatamente um Age of Rebels.

A rebelião de Onderon é interessante de se analisar porque, juntamente com os Freedom Fighters de Ryloth, marca os primeiros esforços de resistência contra um poder déspota que mais tarde é substituído pelo Império.

O curioso é que, diferente de como ocorreu no plante dos twi’leks, em Onderon a República não atuou diretamente. Seu envolvimento foi tangencial, ajudando treinando e até armando os rebeldes de Onderon, amadurecendo a nascente cultura de guerrilheiros.

E como vimos no episódio The Honorable Ones de Rebels, Saw Gerrera não ficou muito tempo longe de esforços de rebelião, juntando suas forças contra o Império.

Irmãos Gerrera

Um grupo clássico de Star Wars: a jedi, o nobre, o soldado, a líder
Um grupo clássico de Star Wars: a jedi, o nobre, o soldado, a líder

Quando o rei Ramsis de Onderon foi deposto e substituído por um rei favorável aos separatistas, um grupo de insurgentes se refugiou nas áreas selvagens do planeta. E entre eles estavam Saw e sua irmã mais nova Steela.

Por falta de um líder apontado, Saw Gerrera tomou a liderança do movimento em um primeiro momento, mas quando perceberam que os rebeldes de Onderon precisavam ter um cara para falar ao povo e garantir seu apoio, Steela foi aclamada como a líder que eles precisavam e mais tarde, ela é apontada como a general comandante pelo próprio rei.

Enquanto Steela é mais focada nos objetivos e no planejamento, seu irmão Saw é um homem de ação, preferindo resolver problemas através de uma abordagem mais direta.

Ao construir a ficha dos irmãos, tentei deixar relativamente equivalentes. Apesar de ambos terem um foco claro em combate (são um grupo de guerrilheiros, afinal), cada um tem uma abordagem diferente.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

Uma palavra que define Steela Gerrera é precisão. Sua arma de escolha, um rifle sniper, é uma clara representação desta característica.

Além disso, ela possui uma habilidade inata de liderança. Steela poderia ter se tornado uma líder poderosa se o destino tivesse sido diferente.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

Já Saw Gerrera é habilidoso em vários estilos de combate, é um homem propenso a feitos físicos e é dono de uma personalidade que não pode ser facilmente quebrada.

Apesar de não ter o carisma de sua irmã mais nova, Saw sabe comandar soldados em batalha. Ainda um jovem rebelde, Saw amadurecerá como um combate experiente que nunca verá a guerra terminando de fato.

Rebelião em Onderon

Rebeldes em Onderon: herdeiros de uma herança de guerrilha
Rebeldes em Onderon: herdeiros de uma herança de guerrilha

Desde o lançamento do Age of Rebellion, tenho achado curioso o foco que Onderon tendo tido. O planeta é palco da aventura do segundo Beginner Game e com a citação de Saw Gerrera em Star Wars Rebels, fiquei pensando se o planeta teria um novo foco.

E ainda que isso não aconteça no novo cânone, Onderon é um local interessante para explorar em aventuras nesta época. Você pode utilizar a ficha de Saw como uma base para sua versão durante a série Rebels ou ainda como exemplo para outros guerrilheiros.

Considere também utilizar a aventura bônus Operation: Shadowpoint como material de campanha, por falar um pouco mais da ocupação Imperial em Iziz (capital do planeta), sobre os beasts riders de Onderon e obviamente, por trazer ideias para aventuras.

Bons jogos e se te capturarem, não deixem que te quebrem!