featured_prequels

Universo Expandido das Prequels

Já é de conhecimento público que as “Prequels” de Star Wars não são bem-vistas pelos fãs em geral.

Formada pelos episódios A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, esses filmes foram os responsáveis por transformar a reputação de seu criado, George Lucas de algo bastante positivo para assustadoramente negativa.

E por mais confusos e cheios de buracos nos roteiros, os filmes Prequels trouxeram elementos incríveis para o universo de Star Wars. Pesando nisso, e aproveitando o Mês das Prequels União Star Wars, preparei uma pequena lista com os itens e explicando o motivo de terem sido escolhidos.

1. A Ordem Jedi

A estrutura da ordem e sua história são pouco exploradas na trilogia clássica. Os Jedi representados por Yoda, Obi-Wan e Luke servem para mostrar uma pequena parte da filosofia da Ordem.

A identidade visual dos Jedi (embora controversa) se consolidou graças as Prequels.

skywalker-kenobi-winduA hierarquia, o dia a dia de seus membros, regime de treinamento, funções e responsabilidades com a República Galáctica e o modo de governo da Ordem representado pelo Conselho Jedi, tudo isso foi apresentado para o público.

Por que isso é tão importante? Porque a estrutura da Ordem Jedi apresentada nos filmes é utilizada em todas as mídias em que Star Wars aparece. Seja em games, livros, gibis e series, os moldes criados pela Prequel estão sempre presentes.

Se você gosta de chamar alguém de Padawan quando este sabe menos sobre um assunto em particular, essa brincadeira existe graças a Prequel.

2. A Republica Galáctica

Interesses de corporações nas discussões do senado
Interesses de corporações nas discussões do senado

O Senado Galáctico é uma das inovações introduzidas nas Prequels. Embora o objetivo principal de George Lucas era contar a história de Anakin se transformando em Darth Vader, o que me deixou realmente encantando foi o plano de Palpatine para dominar a galáxia. O senado era seu palco, os senadores sua plateia.

A aparência do local e a quantidade de sistemas e espécies em um único só lugar também é surpreendente. Esse molde é reaproveitado em outras mídias também, como por exemplo o MMO The Old Republic. Lá, temos um clima praticamente igual ao apresentado nas Prequels, onde mesmo que em crise, cada planeta e setor quer tirar o seu da reta ou lucrar um pouco.

Conhecer também como era a vida antes do Império, ilustra melhor a motivação da Rebelião. A Republica não era nem de longe perfeita, mas pelo menos havia liberdade nela.

3. Grand Army of the Republic

O Grande Exército da Republica ou GAR, é a coisa mais interessante apresentada nas Prequels em minha opinião.

Esse exército formado por clones trouxe uma estrutura militar sólida para o universo de Star Wars.

clone_trooper_fase3Antes, na trilogia clássica, tínhamos como referência de militar os patéticos Stormtroopers contra os amadores redneck Rebeldes.

Depois de  Ataque dos Clones, inúmeros materiais do Universo expandido se beneficiaram da atmosfera criada pelo GAR para gerar suas versões ou inspirações. O jogo Republic Commando, que por sinal é maravilhoso, foi criado em cima do GAR.

Os soldados republicados do supracitado MMO The Old Republic também. E ainda ganhamos o bônus de conhecer personagem icônicos como Cody, Rex, Fives entre outros.

4. A trilha sonora

Tem como ver essa entrada e não lembrar da música?
Tem como ver essa entrada e não lembrar da música?

Eu não estou falando que a trilha sonora da trilogia clássica seja pior, nunca, nem de perto isso, mas as obras-primas criadas por John Willians para as Prequels são inesquecíveis.

É impossível não ficar arrepiado quando The Arena ou The Droid Invasion começa a tocar enquanto marcham em direção a guerra.

Ou quando Duel of Fates começa como o seu poderosíssimo coro e você sabe que um combate com sabres de luz está para acontecer.

Ou ainda ao começar calmamente Anakin Dark Deeds (minha música favorita de Star Wars), para terminar de forma poderosa, intensa, sombria ao mesmo tempo emocionante.

Enquanto a trilogia clássica trouxe o clima de aventura de maneira magistral para sua trilha sonora, as Prequels trouxeram esses elementos de que tudo é para valer e que aquele momento pode ser o fim derradeiro de tudo.

Repensando as Prequels

Aquele momento em que temos que refletir nossos preconceitos
Aquele momento em que temos que parar e repensar nossos conceitos

Apesar das controvérsias, não podemos negar que há coisas interessantes nas Prequels e espero que essa lista possa ajudar a enxergar e/ou refletir sobre os pontos positivos apresentados aqui.

Se você quiser se aprofundar mais no tema, ouça nossos Datacrons em parceria com nossos amigos do Jedicenter e fique por dentro da discussão completa e DEFINITIVA sobre as Prequels!

Finalizando, eu sinceramente acredito que o afastamento do George Lucas foi a melhor coisa que poderia ter acontecido ao Universo de Star Wars. Porém, além de apontar as falhas obvias (e já saturadas) nos filmes, vamos exaltar também as coisas divertidas que estes filmes nos trouxeram.

É muito provável que os nossos jogos de RPG, Games, Gibis ou livros, são e serão influenciadas por algum detalhe que foi forjado nos episódios I,II e III.

Até a próxima e não deem uma de “Verdadeiros Fãs”.

  • Caique

    Falar de trilogia prequel sem regar os comentários com um pouquinho de ódio é como falar do técnico de futebol do seu time e não chamar ele de burro, ou seja praticamente impossível. Já fui muito crítico desses filmes, mas de um bom tempo pra cá minha opinião mudou, como obras de entretenimento ainda acho eles bem sofríveis mas consigo enxergar sim o bem que eles fizeram para a saga, sendo o maior deles manter Star Wars vivo para uma nova geração (hoje já não tão nova assim). Todos os recursos técnicos usados no filme foram a consolidação da ILM que conhecemos hoje e por mais que critiquemos o Jar Jar ou o Yoda… bem confesso que tentei pensar num elogio pra eles aqui mas não consegui, então vamos pro encerramento!

    Foram sim três filmes fracos na minha opinião, mas eles foram responsáveis por vários jogos, quadrinhos e livros irados então obrigado trilogia prequel.

    • Essa foi toda a ideia do artigo do Diego: falar o que as prequels trouxeram de bom para universo expandido.

      • Caique

        Acho muito bem vinda a ideia, ela serve pra elucidar a mente desses pequenos jovens haters por aí.

  • Pingback: Peace is a Lie (fandom escroto) | Terceira Terra()